Seja bem vindo(a)


                                                                                                         
A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araraquara, criada como Instituto Isolado Superior do Estado de São Paulo em 1957, pela Lei Estadual nº 3.842, foi autorizada a funcionar através do Decreto Federal nº 45.776, de 13 de abril de 1959, ano em que iniciou suas atividades. Integravam-na, na época, os cursos de Pedagogia e de Letras.

O Curso de Ciências Sociais teve início em 1963 por Deliberação do Conselho Estadual de Educação. Pelo Decreto Estadual de nº 44.566, de 22 de fevereiro de 1965, a Faculdade teve os seus cursos reconhecidos. Inicialmente instalada, em caráter provisório, no Grupo Escolar “João Manoel do Amaral”, no Bairro da Fonte, a então Faculdade de Filosofia foi transferida, em 1961, para o prédio do antigo Instituto de Educação “Bento de Abreu” de Araraquara, na Praça Santos Dumont, onde funcionou até 1973, data em que foi transferida para o “Câmpus” Universitário (km 1, da Rodovia Araraquara-Jaú).

A 30 de janeiro de 1976, pela Lei Estadual nº 952, era criada a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Unesp, que reuniu os 22 Institutos Isolados do Estado de São Paulo, entre os quais a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araraquara. A 26 de janeiro de 1977, através do Decreto Estadual nº 9.449, passou a Faculdade a denominar-se Instituto de Letras, Ciências Sociais e Educação - ILCSE e, em 22 de abril de 1989, com o novo Estatuto da UNESP, Faculdade de Ciências e Letras - FCL.

Em setembro de 1981, foi aprovada a instalação do Curso de Ciências Econômicas, cuja implantação deu-se em 1983. Em 1989 teve início o Curso de Administração Pública.

Atualmente, a FCL conta com cinco cursos de graduação devidamente reconhecidos pelas instâncias governamentais competentes, sendo todos oferecidos em dois períodos, diurno e noturno, num total de mais de 2700 alunos matriculados.

O ingresso nos cursos é feito por processo seletivo sob a responsabilidade da Fundação VUNESP, que é considerada, por especialistas do setor, um dos melhores concursos de ingresso ao ensino superior do país. Atualmente a FCL oferece 520 vagas, para o vestibular:

Curso 
Diurno
Noturno 
Total
Administração Pública
50
50
100
Ciências Econômicas
50
50
100
Ciências Sociais
50
50
100
Letras
60
60
120

Pedagogia
50
50
100
TOTAL
260  
260  
520  

Na Pós-Graduação são cinco Programas de alto nível, reconhecidos pelas CAPES/MEC (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), somando até 2011 mais de 1870 defesas, entre teses de doutorado e dissertações de mestrado.

São os seguintes os Programas e Cursos de Pós-Graduação da FCL:

PROGRAMA DE
PÓS-GRADUAÇÃO
CURSOS
AUTORIZAÇÃO
FUNCIONAMENTO
Lingüística e Língua Portuguesa
Mestrado 
Doutorado
1977
Estudos Literários
Mestrado
1980
Estudos Literários
Doutorado
1993
Sociologia
Mestrado
1980
Sociologia
Doutorado
1993
Educação Escolar
Mestrado
Doutorado
1997
Economia
Mestrado
1997

Também oferece cursos de pós-graduação lao sensu, os cursos de especialização. A FCL oferece ainda cursos de extensão universitária, palestras, encontros, conferências e as mais variadas espécies de reciclagem aos que militam no ensino fundamental e médio e comunidade em geral.



ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DE SERVIÇOS À COMUNIDADE

Os professores da FCL, atualmente 175, trabalham em sua maioria em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP), e estendem a sua tarefa além dos limites da sala de aula. Seu trabalho se divide em docência, pesquisa e extensão de serviços à comunidade.

Nos anos (2002, 2003 e 2004), alguns itens da produtividade de pesquisa dos docentes da FCL podem ser conferidos no quadro seguinte. Os alunos da graduação podem participar das pesquisas, auxiliando professores ou desenvolvendo projetos de iniciação científica. 

ATIVIDADE
QUANTIDADE
Linhas de Pesquisa
168
Trabalhos Publicados
888
Resumos e Artigos de divulgação
859
Eventos (organização)
347
Participações em comissões e bancas
1891
Assessoria e participação em corpo editorial e conselhos técnico-científicos
1448
Produtos/técnicas/produções
540
Orientações de pesquisa
2394




INFRA-ESTRUTURA E INCENTIVOS AO ESTUDANTE


Na parte de infra-estrutura destacamos os Laboratórios Didáticos de Informática e, principalmente, a Biblioteca, cujo acervo aproxima-se de 100.000 volumes.

Os incentivos aos estudantes são feitos através de bolsas. Há também outras modalidades de auxílios, como Programa de Apoio ao Estudante, Auxílio-estágio e Incentivo Técnico-Acadêmico e de Extensão, além do restaurante universitário e da moradia.

Iniciação Científica – Visa ao desenvolvimento de projetos de pesquisa, sob orientação de um professor. Realizado anualmente, o Congresso de Iniciação Científica reúne cerca de 2 mil alunos da Universidade.e estágio no Exterior, com bolsa concedida pela instituição anfitriã, por meio de programa de intercâmbio de estudantes, além de programas voltados à melhor formação do aluno:

Programa de Educação Tutorial (PET) – Tem como objetivo criar condições favoráveis para o desenvolvimento de atividades não previstas no currículo, incentivando os estudantes que demonstram potencial e habilidades destacados.

Empresas Juniores – Formadas por grupos de alunos, as empresas juniores prestam diferentes serviços remunerados à comunidade, tais como consultoria, assessoria, pesquisa de opinião e elaboração de projetos. Entre os clientes, estão órgãos e empresas públicas, industriais, cooperativas e estabelecimentos comerciais.




Escudo das Armas da Faculdade



0 comentários:

Postar um comentário