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      O blog da disciplina "Temas de Antropologia Contemporânea" vem com o intuito de tornar público o que foi produzido pelos alunos do bacharelado do curso de Ciências Sociais na área de Antropologia. Esta disciplina foi ministrada no segundo semestre de 2012 para os estudantes do Curso de Ciências Sociais e que optaram por um aprofundamento teórico com uma abordagem antropológica em sua formação acadêmica. Esta disciplina foi criada a fim de atender a reestruturação curricular, ocorrida em 2007. Ela veio com o objetivo de trazer as questões candentes na área de antropologia neste final de século XX e início do século XXI, juntamente para que os estudantes pudessem ter a partir desta disciplina a dimensão dos estudos e temas desenvolvidos por esta ciência.
       
       As principais mudanças teóricas e metodológicas presentes a partir das contribuições de Clifford Geertz, Marshall Sahlins e Pierre Bourdieu foram abordadas. No entanto, desenvolvemos uma ênfase nos temas contemporâneos presentes nos estudos que foram publicados neste século atual.

         As obras estudadas no decorrer da disciplina, além daquela presente na ementa, foram as de Ricardo Ventura Santos e Marcos Chor Maio (2008); Lívio Sansone (2008); Osmundo Pinho (2008); Vagner Gonçalves da Silva (2008); Paul Gilroy (....); Stuart Hall (2003); Benedict Anderson (2008); François Laplantine (19991); Roberto Kant de Lima (2011) e Claude Lévi-Strauss (2012). Veja abaixo o quadro com a bibliografia completa da disciplina.



GEERTZ, Clifford

SAHLINS, Marshall

BOURDIEU, Pierre

SANTOS, Ricardo Ventura; MAIO, Marcos Chor
Genótipo e fenótipo – qual “retrato do Brasil”? Raça, biologia, identidades e política. In: Raça: novas perspectivas antropológicas, Orgs. Osmundo Pinho e Livio Sansone. (2008). Salvador: Associação Brasileira de Antropologia/EdUFBA, 2ª. Edição revista, p. 83-119.
SANSONE, Livio
Urbanismo, globalização e etnicidade. In: Raça: novas perspectivas antropológicas, Orgs. Osmundo Pinho e Livio Sansone. (2008). Salvador: Associação Brasileira de Antropologia/EdUFBA, 2ª. Edição revista, p. 151-236.
PINHO, Osmundo
Relações raciais e sexualidade. In: Raça: novas perspectivas antropológicas, Orgs. Osmundo Pinho e Livio Sansone. (2008). Salvador: Associação Brasileira de Antropologia/EdUFBA, 2ª. Edição revista, p. 257-283.
SILVA, Vagner Gonçalves da
Religião e etnicidade: religião e relações raciais na formação da antropologia do Brasil. In: Raça: novas perspectivas antropológicas, Orgs. Osmundo Pinho e Livio Sansone. (2008). Salvador: Associação Brasileira de Antropologia/EdUFBA, 2ª. Edição revista, p. 285-313.
GILROY, Paul
O Atlântico negro - modernidade e dupla consciência. São Paulo/Rio de Janeiro: Editora 34/Universidade Cândido Mendes/CEAA, 2001
ANDERSON, Benedict
As origens da consciência nacional. In: Comunidades imaginadas. (2008). São Paulo: Editora Companhia das Letras, 1ª reimpressão, p. 71-83.
HALL, Stuart
O problema da ideologia: o marxismo sem garantias. In: Da diáspora – identidades e mediações culturais. (2003). Org. Liv Sovik, Belo Horizonte/Brasília: Editora UFMG/Representação da UNESCO no Brasil, p. 265-293.
LAPLANTINE, François
A doença e o sagrado, a medicina e a religião, a cura e a salvação: da antropologia médica à antropologia religiosa. In: Antropologia da doença. (1991). São Paulo: Editora Martins Fontes, p. 213-246.
LIMA, Roberto Kant de
Por uma antropologia do direito, no Brasil. In: Ensaios de Antropologia e de direito – acesso à Justiça e Processos Institucionais de Administração de Conflitos e Produção da Verdade Jurídica em uma Perspectiva Comparada. (2011). Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 4ª tiragem, p. 1-38.
LÉVI-STRAUSS, Claude
Três grandes problemas contemporâneos. In: A antropologia diante dos problemas do mundo moderno. (2012). São Paulo: Editora Companhia das Letras, 1ª edição, p. 39-68.



         Os estudantes da disciplina produziram instigantes artigos, articulando no mínimo dois dos textos estudados, presente na bibliografia proposta, com os temas e pesquisas que desenvolvem individualmente enquanto processo de sua iniciação científica e de seus futuros projetos de pesquisa para o possível mestrado nesta área do conhecimento científico.

          Vale salientar que mantivemos o conteúdo dos artigos como foram entregues pelos estudantes em dezembro último (2012). Nesse sentido, até o momento nenhum dos artigos para esta publicação foi alterado, justamente para que os autores e leitores possam ir dialogando e lapidando criticamente esses artigos no decorrer de 2013. Para fazer com que o diálogo crítico, construtivo e propositivo possa ocorrer entre estes sujeitos (autores e leitores) neste ambiente, expomos os endereços eletrônicos dos autores e das autoras.



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